O Projeto Massiambú

Clique para ampliar

O denominado "Projeto Massiambú" visa aprofundar o estudo e conhecimento integral malacológico do notável território geo- ecológico localizado na região dos campos da Baixada ou Vale do Massiambú e Embaú, no Município Palhoça da Grande Florianópolis, Santa Catarina - SC.






 

Ostras nativas "gigantes" da região do
Massiambu/Embaú (acima de 20 cm)

 

Clique na imagens para ampliar

Clique para ampliar
Região estudada e cobertura geográfica do projeto.
Clique para ampliar

Formada por uma extensa planície litorânea localizada no lado Leste do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior Unidade de Conservação do Estado ( CECCA 1997, pp. 77-78 ; Rosário 2003 ), entre o Rio Massiambú ( ao Norte ) e os Rios da Guarda e da Madre ( ao Sul ), a Baixada do Massiambú e Embaú é constituída por grande riqueza quanto a diversidade de ambientes naturais ( Rosário 2003 ), abrangendo no seu contexto ( cobertura em campo do Projeto ) uma ampla faixa que limita-se ao Norte com o Rio Massiambú ; al Sul com a estrada Municipal SC 433 que liga a rodovia BR-101 às localidades imediato vizinhas da Passagem, Praia/Enseada do Sonho, Ponta do Papagaio, Praia/Enseada da Pinheira, às comunidades da Pinheira e a Guarda do Embaú, e o Rio da Madre ; a Oeste com a mesma rodovia ; e a Leste com o Oceano Atlântico e a Plataforma Continental submersa imediata, até uma profundidade de 50 m.

Rancho Alsaciano - Helicicultura Histórica Catarinense

Referências :

Bordin, Dagoberto ( Ed. ). 2003. Mestre no artesanato de todas as conchas. Palhoça - SC : Jornal "Espinheira", Ano 9, no. 87, Junho de 2003, p. 11.

CECCA - Centro de Estudos Cultura e Cidadania. Unidades de Conservação e Áreas Protegidas da Ilha de Santa Catarina : Caracterização e Legislação. Florianópolis, SC : CECCA, 1997, 160 p.

Rosário, Lenir Alda do ( Coord. ). 2003. A natureza do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Florianópolis : FATMA, 128 p.

Informações regionais complementares acerca do setor geográfico específico da "Ponta do Papagaio" podem ainda ser obtidas visitando o endereço http://www.intergate.com.br/malacologia/estudos/p_papagaio.htm

Clique para ampliar
Clique para ampliar

Clique nas imagens acima para ampliar

As correspondentes informações gerais em detalhe sobre este estudo em andamento, que já na sua primeira etapa ( Agosto de 2003 ) rendeu um total regional inicial de 241 espécies malacofaunísticas determinadas e catalogadas, pode conhecer e acompanhar no Boletim AM Especial V, nº 31-A - Agosto de 2003.

 

Todo o material contido neste site pode ser
copiado desde que citada a sua fonte
Ignacio Agudo
© 2002 - 2004 - Todos os direitos reservados