Mapeamento dos principais pólos malacocultores produtores de ostras e mexilhões no Estado de Santa Catarina - SC

A zona de maior produção do Estado fica na região entre a Capital, Florianópolis, e o Município de Penha, sendo em geral a presencia de baías e enseadas apropriadas, água de boa qualidade, comunidades litorâneas de pesca artesanal e incentivo/apoio de órgãos governamentais os fatores determinantes do potencial Catarinense no ramo.

Pólos Malacocultores no Estado de Santa Catarina.

Clique no mapa para ampliar

Com 561,4 quilómetros de costa oceânica, o Estado de Santa Catarina é o mais importante produtor de Ostras e Mexilhões ( Mariscos ) do pais, atividade que foi incentivada como alternativa às dificuldades enfrentadas pela pesca artesanal ( Arana 1999 ), através da Universidade Federal de Santa Catarina ( UFSC ) em parceria com o EPAGRI e o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Iniciada entre 1988 e 1989, a atividade conta hoje com cerca de 850 produtores, sendo a previsão que os mesmos cheguem a 5 mil nos próximos 10 anos. ( Santos 2002, pp. 3 e 15 ).

» Balsas Flutuantes Maricultoras

 

Cultivo de Vieiras

  Cultivos Experimentais de Vieiras em Santa Catarina - SC

O cultivo de Vieiras ( Nodipecten ( Lyropecten ) nodosus ) no Estado teve início ainda mais recente, em 1998, com sementes trazidas do Rio de Janeiro. Colocadas em Bombinhas, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, Penha e Porto Belo, para logo tornou-se importante alternativa extra para as comunidades de pesca artesanal do litoral catarinense, a pesar de que o seu cultivo ainda é considerado experimental, sendo que o alto valor comercial e a demanda interna e externa são fatores de incentivo para o crescimento da sua produção ( Santos 2002, p. 15 ).

 

Outros aspectos sobre o cultivo de ostra e mexilhões no Estado de Santa Catarina

Clique nas fotos para ampliar

» Produção de Polvos - Boletim AM nº 18 - sessão Miscelânea

Referências Técnicas :

Arana, Luis Vinatea. 1999. A mitilicultura catarinen se, pp. 213-223. Em : Aquicultura e Desenvolvimento Sustentavel. Florianopolis : Ed. da UFSC, 310 p.

Grumann, Astor ; Carlos Rogerio Poli, Francisco Manoel de Oliveira Neto & Sergio Winckler da Costa. 1998. Polo de Maricultura do Estado de Santa Catarina. Florianópolis : EPAGRI / BLUE WATER AQUACULTURE LTDA., Relatório Técnico, 55 p.

Santos, Adriane Vieira ( Editora ). 2002. Agricultura, Análise Setorial SC. Florianópolis : Caderno Especial / Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura ( Jornal Diário Catarinense ), Domingo 19 de Maio de 2002, 24 p.

 

Todo o material contido neste site pode ser
copiado desde que citada a sua fonte
Ignacio Agudo
© 2002 - 2004 - Todos os direitos reservados